Dicas de Azeite

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Na Cozinha


Com o azeite você ... refoga, frita, salteia, grelha, faz marinados, assados, cozidos, caldeiradas, sopas, maionese, pastas e bolo doce, finaliza saladas e come com pão.

Conversei com vários especialistas, na Itália, e sobre a questão não restam dúvidas: o azeite de oliva pode entrar em todos os preparos culinários, desde que...

Anote:

. Azeite ou qualquer outro óleo não pode ‘queimar’ na panela. O de oliva suporta altas temperaturas mais do que todos os óleos vegetais – 180º. Acima disso, queimando na frigideira, enquanto você fala ao telefone, tem suas características físico-químicas alteradas: escurece, perde sabor e aroma, torna-se viscoso e nocivo à saúde. OK?

. Para todos os preparos, prefira o extra virgem. Há de todos os preços, portanto, optar pelo melhor na cozinha é possível sem choramingar tostão.

. Para fritar bolinhos, aipim ou batata, escolha o mais simples e barato, o Sansa – que é o óleo de oliva refinado, obtido do bagaço e dos resíduos da prensagem das azeitonas. Pode-se reutilizar o óleo? De preferência, não. Mas até pode faze-lo se este não chegou ao ponto de queima. De qualquer modo é necessário filtrá-lo para retirar resíduos carbonizados dos alimentos. Compreendido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário