Dicas de Azeite

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Viagem ao mundo dos azeites


Um fio de azeite – No cenário da Úmbria (Eds. Casa da Palavra e SENAC) é o meu quinto livro (o quarto sobre o tema especiarias & condimentos) e está nas boas livrarias de todo o Brasil, assim espero (no Rio de Janeiro, também em algumas lojas Zona Sul). Conta a viagem que fiz com o chefScofano por duas regiões muito interessantes da Itália, a Úmbria, no centro, e a Toscana, no litoral, visitando moinhos de azeite de centenas de anos, aqueles, com mós de pedra de granito, que moem as azeitonas da maneira mais rudimentar, e grandes empresas que compram azeites de todo o Mediterrâneo, estocam em tanques gigantescos de aço inox, os engarrafam e exportam para centenas de países. Conheci famílias tradicionais que lidam com azeites e jovens empresários desse próspero agro-negócio. Degustei variedade de azeites nas cooperativas de pequenos produtores e com especialistas de grandes empresas.


Foi uma viagem saborosa, encantadora, e procurei passar para o leitor a impressão desse cenário, como num diário de viagem: os trajetos, a paisagem, os olivais, as famílias envolvidas nos cultivos, a importância cultural desse óleo, o mais saudável do mundo e, claro, seu papel na mesa italiana e mediterrânea. Permeando a narrativa, trago dicas de usos, informações práticas para o dia a dia: posso fritar em azeite? Ele perde qualidade quando esquenta na panela? O que vem a ser percentual de acidez, quase sempre constando nos rótulos? Esse tipo de dúvida que hoje é trazida pelo consumidor não fica sem resposta.



Com um roteiro que começou na Úmbria, visitei cidades encantadoras como Perugia, Assis, Massarosa e Lucca e, entre degustações de pratos e azeites, contei a história do óleo de oliva e dos seus processos de produção - dos moinhos de pedra aos tanques de aço.

O livro traz capítulos dedicados à dieta mediterrânea (que tem no azeite um ingrediente essencial) e às pesquisas desenvolvidas em vários países, sobre as qualidades nutricionais e os benefícios do azeite.

Marcelo Scofano, de família calabresa, selecionou as melhores receitas experimentadas durante a viagem, nos restaurantes de beira de estrada e tratorias como em alguns bem famosos, como o Buca di Sant’ Antonio, em Lucca.

Para os que amam a Itália, como eu, sua cultura e a cozinha tão exuberante e colorida, saborosa e cheia de aromas, esse livro é especial, afetivo; solar, na Toscana, e cheirando a mato, aos vales cercados pelo Apenino, no coração verde da Úmbria.


2 comentários:

  1. Shemem Zeit (hebraico).....seu livro "Viagem ao fabuloso mundo das especiarias" me fez ver o mundo segundo outras oticas....em Jerusalem vi os bosques de alecrim....lindo! Grata por tanta beleza.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo comentario Claudia. é mesmo fasscinente esse mundo dos condimentos. bj

    ResponderExcluir